DSCF2955

História do Clube Macabi

O CÍRCULO ESPORTIVO ISRAELITA BRASILEIRO MACABI

Fundado em 1º de junho de 1971, é uma sociedade civil brasileira, composta de pessoas físicas, sem fins lucrativos, originária da fusão do Círculo Israelita de São Paulo e do Clube Esportivo Israelita Brasileiro Macabi, fundados respectivamente, em 14 de abril de 1926 e 14 de dezembro de 1927, em CHANUKA.

Para efeito de comemoração da data de aniversário da fundação, consideramos o dia 14 de dezembro de 1927.

Como o Círculo era um Clube estritamente social, alguns judeus recém imigrantes da Polônia, da Rússia, da Romênia e da Alemanha resolveram fundar um Clube que fosse estritamente ESPORTIVO.

As famílias Casoi, Bretbarg, Maktas, Stulman, Lerner, Schivapche e sob a Presidência Abraham Milstein de 1927 à 1929.

Nesta primeira etapa escorados por atletas de futebol da época tais como: Straus, Strausberg, Srchraiber, e outros, formaram uma equipe de futebol que jogava pelas várzeas de São Paulo.

Alugaram uma sede na Rua Ribeiro de Lima, onde se reuniam as noites com palestras e ginásticas.

Também conseguiram mais tarde alugar um campo de futebol que ficava no fim da Rua Prates ( NA ANTIGA CAMA PATENTE ) onde foi a alegria do povo judaico aos domingos.

Tudo isto durou de 1927 até 1939, quando o salão da Ribeiro de Lima “DESABOU”.

Ficamos quase um ano sem o Clube, alguns elementos conseguiram se reunir no BAR JACOB da Rua José Paulino, afim de segurar as pontas para o Macabi não “SE EXTINGUIR DE VEZ”.

Como o nome MACABI relembra MILAGRE, eis que de repente surgem alguns elementos de primeira grandeza, tais como: Samuel Back, Otto Muler, Jean Hojda, Gerger Zierz, Leão Glezer, David Kopenhagem.

Em 1940, conseguiram locar um campo de futebol na Rua da Coroa que pertencia as equipes de Telefones de São Paulo, onde já militavam judeus Húngaros e Judeus Alemães.

Nesta época fizemos uma espécie de fusão com aqueles que frequentavam a Rua da Coroa. Em seguida alugamos uma sede Social na Rua Paula Souza, bem próximo ao centro do Bom Retiro, onde tivemos uma existência gloriosa, pois todos os eventos esportivos de São Paulo foram realizados no MACABI da Rua da Coroa.

Tivemos grandes Presidentes, como: Samuel Back, Rafael Makman, Otto Muler, e posteriormente se juntaram a nós Moisés Kahan, Manuel Epstein e outros grandes Macabeus.

Nesta época, na Rua da Coroa, o comando dos esportes eram:
No Futebol Isaac Alex Catap e Marcos Arbaitman, onde pontificaram elementos tais como: Israel Waisman (Careca), Henrique Bobrow, Jaime Franco, Rubens Kaufman, Isidoro Gomberg, e outros.

No basquete tivemos técnico Paskuy, onde pontificaram elementos como os irmãos Dimantas, Henrique Ejzenbaum, Samsão Waisman.

Tínhamos também uma boa equipe de Tamboréu, praticados pelos judeus Alemães da época, sob a direção do saudoso Eurico Gerson.

Nesta gloriosa fase o Macabi participou e patrocinou diversas Macabiadas Nacionais e Internacionais, tais como: 1ª Macabiada Internacional realizada em 1949, em Montevidéu ( Uruguai).

Nestas maravilhosas realizações a equipe que dirigia o Macabi na época, se incumbiu e realizou mais um desejo, adquirindo o fabuloso templo esportivo que é o monumento da sede Tremembé.

LOCAÇÃO PARA EVENTOS:

Entre em Contato Conosco

(11) 2204-2111